Como é feita uma impressão 3D – Parte 2

Fala pessoal,

Continuando o post passado, após termos o arquivo .stl em “mãos” vamos passar para próxima fase que é, fatiar o arquivo e gerar o gcode que será lido e executado pela impressora 3D. Nessa parte pode ser divida em 2, pois você pode gerenciar sua impressora através do LCD ou por um software de controle.

Neste post vou falar sobre o fatiamento que ocorre de qualquer maneira, seja feito manualmente ou através do software de controle (que iremos falar no próximo post).

Há vários softwares que fazem esse isso, cada um com a sua particularidade, uma pequena lista pode ser vista aqui.

Pessoalmente eu utilizo o Slic3r um software open-source, com uma comunidade bem ativa, com bastante tutoriais e sempre lançando versões novas. Neste post não iremos focar na explicação de cada campo de configuração dele. Mas estou disponibilizando o Slic3r – printgreen3d que utilizamos em nossas impressões.

 

A interface dele é simples e intuitiva, no vídeo abaixo fazemos uma demonstração simples da sua utilização lembrando que não estamos no momento realizando nenhuma configuração. O sistema  operacional que estou usando é o Fedora 21, mas o Slic3r roda em Windows e Mac também.

 

Leave a Comment.