Montar uma impressora 3D – Parte 6

Fala pessoal, blz?

Continuando nosso tutorial, iremos finalizar o eixo X e iniciar a fixação dos motores e da eletrônica. Acredito que nessa etapa o mais difícil seja a soldagem do conector modu nos motores

A nossa lista de material:

Quantidade Descrição
 1 Peça N1
1 Peça N2
2 Eixos retificados
2 Acoplamento flexível 5X5
3 Rolamentos lm8uu
4 Porcas auto travante
4 Parafusos M3X20
8 Parafusos m3
8 Arruelas
3 Conectores modu 4 vias
1 Polia 20 ou 16 dentes
1 Correia GT2

 

Em nosso ultimo post montamos as extremidades do eixo X, para finalizar este eixo você precisa pegar a maior barra retificada (Veja o kit aqui), na parte de cima você deve colocar 2 rolamentos Lm8uu e no eixo abaixo colocar 1 rolamento.

Com o prendedor de correias será fixado nas peças N1 e N2, deixando como na imagem abaixo:

Fonte: https://www.thingiverse.com/thing:178224

 

Para finalizar este eixo lado esquerdo será fixado o motor com a polia presa no mesmo e no lado direto já temos o rolamento montando (veja aqui). Passe a correia pelo rolamento e a polia, prenda na peça e parafuse.

IMG_1458

Feito isso iremos fixar os motores no eixo Z, são 2 motores, 2 eixos retificados e as 2 barras m5. Na foto abaixo já coloquei o motor preso no frame e coloquei o acoplador flexivel, repare que na segunda foto há um quadrado vermelho o cabo motores deve passar por esse “furo” do frame, PASSE ELES POR ALI para evitar problemas futuros.

 

Agora precisamos alinhar os furos da barra roscada e do eixo, o que faço e facilita bastante é deixar os parafusos de um dos lados um pouco mais frouxo, alinhas os furos e depois apertar tudo. O resultado final vai será:

Impressora 3d Graber I3 Montada Reprap Pronta Para Uso

Com isso terminamos a montagem do “corpo” da impressora 3D, ate o momento fixamos os motores nos eixos X,Y e Z mas não ligamos ainda. No próximo post iremos fazer a ligação elétrica e calibração para agilizar irei usar muito material já disponível.

 

Abraços

Leave a Comment.