Montar uma impressora 3D – Parte 7

Fala pessoal, blz?

Nesse penultimo post estaremos entrando na reta final  da montagem do hardware e proximos do inicio da configuração do software.

Se tiver seguido todos os passos do nosso tutorial, seus motores já estão encaixados e os eixos montados e agora iniciamos a fixação dos endstops, da fonte, do arduino e ramps, mesa aquecida.

Para facilitar o post irei dividir por etapas:

1 – Fonte e Arduino

Antes de instalar a fonte é interessante fazer a configuração correta da voltagem para facilitar, caso não tenha nenhuma experiência este vídeo pode ajudar. Após fazer esta configuração remova o cabo que ligou na tomada e vamos parafusar.

O frame que a nós vendemos (veja aqui) já tem a furação padronizada e marcada, conforme as imagens abaixo:

A fixação é simples e fácil de fazer, você vai precisar de parafusos M3, veja as imagens:

Após parafusar o arduino instale sua ramps por cima do arduino desta maneira:

2 – Ligação do Endstop

Após isso vamos preparar os endstops há 2 maneiras de fazer a solda dos fios, conforme imagem abaixo, de prioridade para a segunda ligação com isso você terá menos problemas de falso positivo.

Deixando assim seus endstop (iremos utilizar 3)

3 – Mesa aquecida

A ligação da mesa aquecida é a mais simples e muitos vendedores já mandam com os cabos soltados na placa, caso isso não ocorra basta seguir a tabela que está nela:

De preferência  para o cabo de pelo menos 1.5mm eu utilizo em minhas impressoras de 2mm, flexíveis e que resistentes ao calor, você pode adquirir aqui,  feito isso o termistor precisa ser preso com fita kapton e instale o isolante termino por cima de tudo. Você ira usar a parte inversa da mesa ou seja o sensor de temperatura fica entre a mesa e o isolante térmico.

3 – Pinagem

A imagem abaixo é de estrema importância pois utilizaremos ela para fazer a ligação dos componentes.

No nosso próximo e ultimo post vamos instalar a extrusora, eixo X, ligação da elétrica, pinagem de ligação dos motores, utilizar conectores modu ou seja vamos ter muitas soldas para fazer.

Abraços,

Leave a Comment.