Montar uma impressora 3D – Parte 9

Fala pessoal, blz?

Com o hardware montado podemos partir para o softwares que serão utilizados no controle da impressora além dos softwares iremos configurar o firmware da impressora, se você não sabe o que é firmware dá uma olhada neste artigo aqui.

Um resumo do resumo do que é um firmware: “É o sistema operacional da impressora“, ou seja ele que irá controlar a impressora, ou seja mexer os motores, controlar e monitorar a temperatura, etc.

Para isso o primeiro passo é instalar a IDE do Arduino, no vídeo abaixo há o passo a passo de como instalar

 

Com a IDE do Arduino instalada podemos partir para o próximo, que é o Repetir Host este software faz a comunicação do computador com a impressora, com ele é possível mover os motores, enviar comandos e até preparar a peça para impressão (pessoalmente prefiro fazer isso à parte no próximo software) para impressora e até modificar parâmetros do firmware (iremos ver isso no ultimo post). Para baixar você precisa acessar: https://www.repetier.com/

No vídeo abaixo mostra o passo a passo de como baixar e instalar

E o penúltimo software é o Cura  que é um fatiador ou seja é ele que prepara o arquivo para impressora imprimir, neste software que fazemos a configuração da velocidade, temperatura, determinamos o tamanho da área de impressão e outros parâmetros. Para baixar acesse: https://bit.ly/31mQ4FM

No vídeo abaixo mostra como baixar e fazer uma configuração básica, vocês podem seguir ela só para poder acessar e ir conhecendo o software mas iremos criar uma própria para a nossa versão de impressora. 

Pronto agora podemos partir para o Firmware, há diversas versões de firmwares para impressoras 3D a que iremos utilizar é o Marlin um firmware desenvolvido e mantido por voluntários para mais informações. Como não achei nenhum vídeo bacana dividi em passos e usei imagens para ilustrar e ajudar:

1 – Download

Para baixar o Marlin acesse:   http://marlinfw.org/

Clique no botão azul Download, a sua tela será algo parecido com a tela abaixo:

2 – Versão

Na tela que se abriu procure a linha da imagem abaixo e faça o download, o Bugfix são correções de problemas encontrados após o lançamento da versão, no caso desse tutorial a versão atual do Marlin é a 1.1.9

 

Save o Marlin no local que preferir e faça a descompactação do arquivo (preste atenção ao local que irá salvar).

Feito estas instalações estamos prontos para configurar o Marlin e instalar na nossa impressora. Como é um tema muito importante iremos deixar para o nosso próximo e ultimo post.

Sugestões, correções e comentários são bem vindos!

 

Abraços!

 

 

1 comentário

    • Boa noite Emmanoel,

      Vamos publicar a parte final em breve, como é um tema grande e complexo estamos preparando o post com calma.
      Pedimos um pouco mais de paciência.

      Reply

Leave a Comment.